



Somos muitas e queremos ser mais. A Enciclopédia Audiovisual de Mulheres em Paraty é um projeto colaborativo que busca envolver mais pessoas na produção de audiovisual sobre as mulheres que vivem neste território. Para nós a história das mulheres é muito importante. Que imagens e narrativas foram produzidas sobre elas? Que histórias de resistência essas mulheres querem compartilhar?
Partindo do desejo de difundir as narrativas e memórias das mulheres de Paraty e tecer conexões entre essas histórias, foi que o Cine Mulher e a Coletiva Feminista M.A.R. elaboraram essa enciclopédia.
Para desenvolver esse projeto, como em toda boa caminhada, não seguimos sozinhas. Se somaram mais mulheres e organizações. Contamos com o apoio do Instituto Oju Moran através do Programa de Apoio à Formação de Educadores, que acreditou nessa plataforma como uma ferramenta de produção e difusão de conhecimento e sabedoria das mulheres e contribuiu com nossos primeiros passos em 2022.
Em 2023 contamos com as contribuições do I Festival Cine Mulher: tecendo cinema comunitário em Paraty, realizado através de edital da Secretaria Municipal de Cultura de Paraty. O I Festival Cine Mulher ofereceu três oficinas de cinema comunitário em bairros da zona rural de Paraty (Corisco, Patrimônio e Sertão do Taquari) em parceria com coletivas de mulheres desses territórios (Coletivo Embaúba e Ser Tão Mulher). Juntas produzimos cinco curtas-metragens com e sobre as mulheres dessas comunidades e que integram a Enciclopédia. O Festival realizou também a Mostra Mulheres na Tela, onde recebemos para exibição diversos filmes que trazem o protagonismo de mulheres que vivem em Paraty, ajudando a mapear e convidar para compor essa plataforma mais produções audiovisuais sobre as mulheres do município.
Em 2024 o projeto foi contemplado no edital Diversidades da Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o que possibilitou a realização de mais quatro curtas metragens com mulheres de Paraty, a finalização do site e o lançamento desta plataforma.
E para seguir nessa andança com cada vez mais força é que te encorajamos a filmar sua avó, sua vizinha, sua amiga; escutar seus relatos e difundir aqui para que mais pessoas possam ser atravessadas por essas memórias.
Ficha Técnica
Coordenação: Maíra Norton
Produção Executiva: Flora Petri
Pesquisa: Thalita Aguiar
Designer: Renata Adamowski
Programação: Luciana Serra
Filmagem: Luiza Saad e Maíra Norton
Som direto: Carol d'Avila
Still: Coral Solari
Edição vídeo: Maíra Norton
Acessibilidade: Mirian Rebeca
Marketing Digital: Maruscka Grassano
Contatos:
Realização:



Apoio:


